https://gazetadoestado.com.br

Artigo: Luiz Gustavo Sampaio

Os nossos jovens querem uma profissão

Publicados

em


O Brasil tem, hoje, 1 milhão e meio de adolescentes de 15 a 17 anos fora das salas de aula. Esses números assustam.

Pesquisas mostram que a maioria deixa a escola por que tem de trabalhar ou não vê sentido em estudar disciplinas que nada têm a ver com o futuro imaginado. Assim, alunos saem da escola sem aprender e, também, partem despreparados para o mercado de trabalho.

Isso não pode continuar. Num país como o nosso, precisamos de ampliar e fortalecer o ensino profissionalizante. O Brasil precisa de técnicos, não apenas de doutores.

O Governo federal tem ampliado o ensino tecnológico de nível superior, mas são apenas 354 unidades. Pouco para um país com mais de cinco mil municípios. Precisamos de mais, muito mais.

Pela LDB ? Lei de Diretrizes e Base da Educação, os cursos profissionalizantes de nível técnico devem ser promovidos e/ou apoiados pelos governos estaduais, para atender aos jovens de ensino médio nas áreas de saúde, educação, informática, agricultura, comércio, indústria, turismo, meio ambiente etc. Com certeza, esses alunos jamais abandonariam a escola, sabendo que dali sairiam com uma profissão.

Em Goiás, o Governo quer passar a gestão da Educação para as organizações sociais ? as tais OS -, ao invés de fazer o dever de casa. Enquanto isso, as indústrias que temos buscam mão-de-obra qualificada lá fora. Isso tem que mudar. É o que temos ouvido nas nossas visitas a companheiros do interior goiano e isso nos preocupa.

O Governo do Estado precisa de investir no ensino técnico e preparar os nossos jovens para a construção do nosso desenvolvimento e de uma vida melhor para todos. Sem isso, continuaremos a ser somente o que diz o velho chavão: apenas um país do futuro.

READ  Prorrogadas inscrições para o 2º Selo Ademi Responsável

Luiz Gustavo Sampaio é Tabelião Substituto e Presidente do Diretório Municipal do DEMOCRATAS de Catalão

Comentários do Facebook
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA