Espírito Santo

Defa divulga imagens de golpista que se passa por funcionário de banco para subtrair cartões

Publicado

em


Um golpe já conhecido pelos capixabas mudou de roupagem e segue fazendo vítimas no Espírito Santo: o famoso ‘golpe do motoboy’ é alvo de investigações da Delegacia de Defraudações (Defa), que nessa quarta-feira (15), atendeu mais uma vítima.

Neste golpe, cartões de crédito e débito são subtraídos de correntistas ludibriados pelos bandidos. A vítima mais recente, uma idosa de 78 anos, teve um prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil, depois de entregar seu cartão de crédito e débito para um homem que se apresentou como funcionário do banco onde ela tem uma conta.    

“A ação dos bandidos é semelhante a tantas outras que já registramos na Delegacia: a vítima recebe um telefonema, em que o golpista se passa por funcionário do banco e informa que constatou movimentações suspeitas na conta bancária. Ele se oferece para resolver o problema, e diz que outro funcionário vai buscar o cartão, para providenciar o bloqueio. A vítima é ludibriada e acaba entregando, só percebendo o esquema quando a conta é esvaziada”, explicou o titular da Defa, delegado Douglas Vieira. 

No caso da vítima mais recente, o golpista pediu que ela entregasse o cartão e uma carta, escrita de próprio punho, esta última um artifício para dar veracidade ao golpe. No horário marcado, um homem que se apresentou como Pedro Henrique chegou à residência dela, na Serra, a bordo de um veículo de aplicativo, pegou o envelope contendo o cartão e a carta e foi embora, em uma ação que durou menos de um minuto. No mesmo dia, ela percebeu que houve retiradas, por meio de saques, transferências, Pix e compras virtuais.  

“Isso ocorreu no dia 30 de agosto. Assim que tomamos conhecimento do caso, iniciamos as investigações e coletamos imagens de videomonitoramento que mostram o criminoso chegando e saindo, a bordo de um veículo de aplicativo. Já apuramos que o motorista não tem nenhum envolvimento com o crime e agora estamos divulgando as imagens para que a população nos ajude com informações que nos levem à verdadeira identidade do golpista”, disse o delegado.

READ  PCDF deflagra Operação Amigo da Onça e prende golpista

Informações que auxiliem na investigação podem ser repassadas à Polícia Civil de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181, ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br. A equipe da Delegacia de Defraudações também está à disposição da população nos telefones 3137-9043 e 3137-9012.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]


Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini/Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 /  (27)99231-5157  
[email protected] 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA