Espírito Santo

DEIC de Cachoeiro recupera 18 aparelhos celulares na 2ª fase da Operação Xavier

Publicado

em


A equipe da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim recuperou 18 aparelhos celulares que foram roubados ou furtados e, depois, revendidos. O valor total dos telefones é de, aproximadamente, R$ 45 mil. A recuperação ocorreu nos últimos 30 dias e os aparelhos foram devolvidos aos respectivos proprietários.

“Os crimes patrimoniais são praticados, em regra, mediante extrema violência, e os aparelhos de telefonia móvel são um alvo muito visado pelos ladrões, devido à facilidade com que eles são revendidos depois. Por isso, o objetivo da Operação Xavier é combater, principalmente, a receptação, que é justamente o crime de quem guarda ou adquire este produto, sabendo que foi roubado, e cuja pena é de até oito anos de prisão. Além disso, as investigações também visam identificar os autores desses furtos e roubos, com objetivo de puni-los, visando a redução desses crimes”, afirmou o titular da Deic de Cachoeiro, delegado Rafael Amaral.

As investigações referentes à Operação Xavier se estendem desde meados de 2020. Em setembro, a primeira etapa devolveu 35 aparelhos aos respectivos donos. O êxito da Operação depende muito da participação da própria vítima, que deve registrar o Boletim de Ocorrência para que o fato chegue ao conhecimento da Polícia Civil.

“Ao preencherem o Boletim de Ocorrência, as vítimas devem inserir o número do IMEI do aparelho no campo próprio do documento. Esta informação ajuda muito o trabalho de investigação para localização dos aparelhos e sua devolução”, explicou o delegado.

Sobre a operação

O nome “Operação Xavier” faz referência a uma doutrina do médium brasileiro Chico Xavier, que defendia o seguinte princípio: “o mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro. Uma corrompe a vida, a outra enobrece a alma”.

READ  Profissional essencial para elucidação dos casos: dia 28 de julho é celebrado o Dia Estadual do Investigador de Polícia

Texto: Camila Ferreira

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

[email protected]

Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Camila Ferreira

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA