São Paulo

Denarc reativa as instalações e a visitação ao ‘Museu das Drogas Delegado de Polícia Nestor Sampaio Penteado’

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Civil  do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), reativou as instalações e a visitação ao “Museu das Drogas”, localizado na Rua Rodolfo Miranda, 636, Bom Retiro, região central de São Paulo. O evento contou a participação do Delegado Geral de Polícia, Dr. Osvaldo Nico Gonçalves, do Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, do Secretário da Segurança Pública, General  João Camilo Pires de Campos, do Delegado de Polícia Diretor do Denarc, Dr. Genésio Léo Júnior, dentre outras autoridades civis e militares. 

O respectivo museu passou a denominar-se “Delegado de Polícia Nestor Sampaio Penteado”, em razão da edição da Lei Estadual nº 7.101 de 30/04/1991, criada em homenagem ao policial precursor da prevenção primária na Polícia Civil. Foi ele que inspirou policiais, de várias carreiras, a enveredarem para o caminho do ensinamento da prevenção das drogas. 

Com mais de 30 anos de existência (criação do Denarc: setembro 1887), o museu, atualmente, é de responsabilidade da Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), agora dedicada a um trabalho preventivo estruturado e organizado em bases científicas, e tem a responsabilidade de realizar cursos e palestras informativas sobre a temática das drogas. Para tanto, policiais foram treinados e se especializaram em prevenção para todos os tipos de públicos. 

O acervo que começou a ser angariado na década de 60 permanece exposto no respectivo museu. Na década de 80, as drogas ilegais cresceram em grande escala e a Polícia Civil Paulista começou a realizar este trabalho preventivo, permanecendo até os atuais dias. 

Com a reativação do museu, foi criado um espaço preventivo revitalizado e atualizado com as mais recentes informações científicas sobre as drogas que estão sendo utilizadas, legais ou ilegais, e modos de tráfico, os quais demonstram toda a criatividade criminosa para a venda e transporte de drogas ilícitas. 

READ  Operação da Polícia Civil apreende brinquedos falsificados

O museu em questão possui um dos acervos mais completos e diversificados sobre a temática das drogas do país e está aberto para a visitação pública gratuita presencial, com agendamento, e ou visitação virtual por meio do site (https://dipe.policiacivil.sp.gov.br/). 

Serviço: 

Museu das Drogas (Denarc) – Rua Rodolfo Miranda, 636, Bom Retiro, São Paulo – SP, CEP: 01121-010. 

Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 10 às 18 horas. 

Visitas agendadas pelos telefones: 

+55 11 3815-8761 

+55 11 93046-5838 

Ou pelo e-mail: [email protected] 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA