Goiás

Geacri leva RG Para Todos a grupo que não se identifica com identidade civil original

Publicado

em


A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), realizou, na manhã desta segunda-feira (25), mais uma etapa do programa RG Para Todos, idealizado pela PCGO. A iniciativa procurou possibilitar o acesso ao documento para aqueles que ainda não possuem registro com o nome social.

Assim como fez no Geacri, com atendimento voltado ao grupo de pessoas que não se identificam com o nome registrado na certidão de nascimento ou registro civil original, como transgêneros e travestis, o RG Para Todos buscará levar aos municípios do Estado pontos de atendimento onde os cidadãos poderão requerer o documento de identificação sem ter que se deslocar aos grandes centros, como antes era feito.

O nome social é o nome pelo qual pessoas transgêneros e travestis geralmente se autoidentificam, em contraste com o nome oficialmente registrado, que não reflete sua identidade de gênero. A identidade do nome social é vinculada com a identidade civil original.

A delegada Silvana Nunes, coordenadora estadual do Programa RG Para Todos, explica que o atendimento às pessoas que ainda não possuem acesso ao RG Social é uma forma de humanizar o acesso ao documento que verdadeiramente representa a identidade do grupo, que muitas vezes encontra dificuldade ou constrangimento ao utilizar o RG original. “Nosso papel é democratizar esse acesso e dar mais dignidade a esse público”, resume.

Participaram do evento o advogado Alex Costa, presidente da Comissão da Diversidade sexual e de Gênero da OAB – subseção de Anápolis; a vereadora em Anápolis, Seliane da SOS, membro da comissão da diversidade sexual e de Gênero da OAB – subseção de Anápolis; Amanda Souto Baliza, conselheira seccional pela OAB Goiás e vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal da OAB; entre outros.

READ  DURANTE APURAÇÃO DE CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, POLÍCIA CIVIL APREENDE TRÊS ARMAS DE FOGO EM CODÓ

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA