Espírito Santo

Operação Descoberta prende suspeitos de gerenciar e fornecer drogas do Morro do Cabral

Publicado

em


Na manhã da última sexta-feira (05), a Polícia Civil deflagrou operação de reconhecimento, buscas e cumprimento de mandados nos morros do Quadro, Cabral e adjacências, em Vitória. Durante a operação, quatro suspeitos foram presos e sete mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos. Dentre os suspeitos, um é apontado como gerente do tráfico de drogas e outro como fornecedor de drogas, no Morro do Cabral, em Vitória.

A Operação batizada de “Descoberta” contou com aproximadamente 60 policiais do Departamentos Especializados de Narcóticos (Denarc), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Especializado de Investigações Criminais  (Deic), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Judiciária da Força Nacional e do helicóptero harpia do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). 

O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa, realizada na tarde dessa segunda-feira (09), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória. 

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, explicou que a operação foi planejada no gabinete de crise após um ataque que ocorreu no Morro do Cabral, em Vitória. “O Denarc assumiu essa responsabilidade em conjunto com o DHPP, e efetuamos quatro prisões qualificadas. Toda vez que houver esses ataques, nós vamos reagir do mesmo modo, vamos intervir, buscar e prender todos os envolvidos”, garantiu. 

Arruda reforçou que a Polícia Civil tem cumprido seu papel no combate ao tráfico de drogas e garante que o local segue sendo monitorado, para que novos ataques não aconteçam. “Outras ações virão para que possamos intervir nesse processo do tráfico”, garantiu o delegado-geral.

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), delegado Alexandre Falcão, a operação resultou na prisão de quatro adultos e de um adolescente apreendido. “Nós prendemos dois fornecedores de drogas e dois gerentes do tráfico de drogas. São prisões importantes, nas quais descobrimos os responsáveis pelo tráfico de drogas da região, além de alimentar a Delegacia de Homicídios com informações relativas ao duplo homicídio que ocorreu recentemente no local”, disse.

READ  Homem suspeito no envolvimento em duplo homicídio é preso em Marechal Floriano

Um dos suspeitos de 42 anos, apontado como um dos fornecedores, era foragido da Justiça de Minas Gerais, onde respondia por tráfico de drogas. “Ele, inclusive, se utilizou de documento falso na tentativa de ludibriar a Polícia. Ele tem contato direto com traficantes do Morro do Cabral. A partir da prisão dele foi possível identificar os nomes dos traficantes que distribuem e vendem as drogas no Cabral”, relatou Falcão. 

Segundo o chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Romualdo Gianordoli, 15 suspeitos participaram do duplo homicídio, ocorrido no dia 02 de fevereiro, no Morro do Cabral, em Vitória.

“Segundo os levantamentos, os autores faziam parte dos morros do Cabral e São Benedito. Todos eles fazem parte de uma organização criminosa que atua na Grande Vitória. Então, como resposta, nós fizemos essa operação no Morro do Cabral e colhemos vários elementos de informação que vão permitir que nós resolvamos esse inquérito. Cerca de 15 suspeitos participaram do duplo homicídio, porém, boa parte deles já está identificada e será presa em breve”, pontuou.

As investigações relativas ao tráfico de drogas local e sobre o duplo homicídio continuam. A população pode auxiliar nas investigações por meio do telefone 181. O Disque-Denúncia é uma ferramenta segura, na qual não é necessário se identificar para denunciar. Todas as informações recebidas são investigadas. As informações ao Disque-Denúncia ainda podem ser enviadas por meio do site, onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas. 

Apreensões 

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), delegado Alexandre Falcão, dois suspeitos são investigados por serem os fornecedores de drogas e dois por serem gerentes do tráfico de drogas no Morro do Cabral, em Vitória. 

READ  DHPP prende suspeito de ter executado homem a facadas em Vila Velha

Com o suspeito de 31 anos, que era investigado por fornecer drogas para bairros da Grande Vitória, dentre eles, do Cabral, foram apreendidos uma pistola calibre .765 e 21 munições do mesmo calibre, 104 munições calibre .380, 50 munições cal. 40, oito munições cal. 9mm, 1,2 quilo de cocaína, uma porção grande de crack e lidocaína para mistura na cocaína. O detido foi autuado por tráfico de drogas, previsto no art. 33, da lei nº 11.343/06 e posse ilegal de arma e munições, previsto no art. 12, da lei nº 10.826/03.

Um homem de 22 anos, investigado por ser um dos gerente do Morro do Cabral, foi detido e com ele foram apreendidos dois pinos de cocaína, quatro porções de haxixe, uma porção de maconha e um rádio comunicador. Ele foi autuado, em flagrante, no art. 33, da Lei nº 10.826/03.

Em uma das escadarias do Morro do Cabral foi detido um suspeito de 34 anos. Segundo as investigações do Denarc, o detido é investigado por atuar como um dos gerentes do Morro do Cabral. Com ele foi encontrado e apreendido 85 pinos de cocaína, três rádios comunicadores, um coldre de pistola, uma touca ninja e caderno com anotações do tráfico. Ele foi autuado por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, nos termos dos artigos 33, 35, na forma do 40, VI, todos da Lei nº 11.343/06.

Em um apartamento, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, foi detido um suspeito de 42 anos, apontado como um dos fornecedores de droga. Ele era foragido da Justiça de Minas Gerais, onde respondia também por tráfico de drogas. Com ele foi encontrado e apreendido documentos pessoais falsos, uma porção de cocaína, uma porção de maconha, R$ 5.250,00 em espécie e anotações do tráfico. Ele foi autuado nos termos dos artigos 33 da Lei nº 11.343/06 e art. 304, CPB.

READ  24ª DP deflagra Operação Ponto Final

Todos os presos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana e estão à disposição da Justiça.

Texto: Olga Samara


Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]
 
Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA