Goiás

Operação do MP e Polícia Civil apura desvio de R$ 2 mi em aquisição de medicamentos

Publicado

em


O Ministério Público de Formosa/GO (1ª Promotoria de Justiça) e a Polícia Civil desencadearam na madrugada desta segunda-feira (13) a operação denominada Capésius, que tem como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nos municípios de Valparaíso de Goiás/GO, Luziânia/GO e Brazlândia/DF. Os alvos são empresas distribuidoras de medicamentos e empresários.

A investigação desenvolvida pelo MP nos últimos seis meses, em pleno período de pandemia de Covid-19, identificou o desvio de R$ 2 milhões dos cofres públicos do município de Formosa entre os anos de 2020 e 2021 na aquisição de medicamentos judicializados, com dispensa de licitações.

O esquema desbaratado valia-se de empresas em nome de “laranjas” e com fraude a licitações para o fornecimento de medicamentos a preços superfaturados. Foram
identificados mais de 200% de superfaturamento em determinados produtos adquiridos pelo Fundo Municipal de Saúde.

Os envolvidos no esquema criminoso apresentavam ao Fundo Municipal orçamentos falsificados de empresas que, de fato, desconheciam o uso da documentação, todos eles com preços acima dos praticados no mercado, de forma a direcionar a licitação para a empresa que pretendiam ver vencedora, cujo orçamento era ligeiramente inferior aos demais. A aquisição de tais medicamentos era previamente determinada pelo Poder Judiciário, acatando pedido do próprio MP, para atender pacientes de Formosa que não obtiveram os medicamentos administrativamente junto à Secretaria de Saúde municipal.

A operação é coordenada no MP pelos promotores de justiça Douglas Chegury e Ramiro Carpenedo, e na Polícia Civil pelos delegados regionais de Formosa e de Luziânia, respectivamente, José Antônio Sena e Rafael Abrão. Em caso de condenação, os investigados estão sujeitos a uma pena de reclusão de 06 a 20 anos. A investigação tem prosseguimento para identificar outros envolvidos.

READ  Após vídeo de criança com arma de fogo, Polícia Civil prende cinco em Campos Belos

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA