Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Cartão Vermelho

Publicado

em


Três homens que vendiam ilegalmente passagens do Sistema de Transporte do Distrito Federal foram presos durante a sexta fase da Operação Cartão Vermelho, realizada pela Coordenação de Repressão a Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf) da Polícia Civil do DF. Um vendedor de loja foi detido por favorecimento real após esconder cartões entregues por um dos abordados, que tentou fugir. A ação, no final da tarde de ontem (5/10), contou com o apoio da Sufisa (Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade) e 6º Batalhão da Polícia Militar.

Foram presos um morador do Paranoá, de 34 anos, um de Planaltina de Goiás, de 49, e um de Cidade Ocidental, de 25, pelo crime de estelionato contra a administração pública, cuja pena varia de 1 a 5 anos de reclusão, e recolhidos à Carceragem do Departamento de Atividades Especiais.

A conduta criminosa se perfaz quando os usuários utilizam cartões de terceiros (e alguns casos os próprios cartões) para comercializar ilegalmente passagens, vendendo os créditos para qualquer interessado. A prática mais comum da fraude consiste no fato de o autor recarregar o cartão em um dos postos de recarga e, em seguida, se dirigir às catracas de embarque de passageiros à procura de interessados na compra das passagens. Os vendedores oferecem ao público as passagens, mantendo-se posicionados próximos aos validadores. Ao realizarem as vendas fraudulentas, seja para uma pessoa individualmente ou para um grupo, passam o cartão no aparelho validador, de determinada catraca, quantas vezes forem as vendas fraudulentas realizadas, obtendo lucro em prejuízo do erário público.

 

Assessoria de Comunicação/DGPC

#PCDFemAção

Nossa missão é investigar

Comentários do Facebook
READ  PCDF divulga projeção de disfarce de Lázaro Barbosa de Sousa
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA