Espírito Santo

Polícia Civil do Espírito Santo homenageia mães que atuam na instituição  

Publicado

em

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) homenageia todas as mulheres que se dedicam diariamente entre o papel de mãe e a função profissional, cuidando dos filhos com amor e carinho, além de servir e proteger a sociedade. Muitas vezes, essas mulheres precisam abdicar do tempo com os filhos para lutar e persistir diariamente, e, desta forma, poder manter o sustento e transmitir valores à família, vencendo desafios para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Dentro da Polícia Civil do Espírito Santo, estão várias mulheres que compartilham a experiência de serem mães e o dever policial. São delegadas, escrivãs, peritas, investigadoras, médicas, assistentes sociais, auxiliares de perícia médico-legal e tantas outras funções. Um exemplo disso é a servidora Camila Viana, que atua como perita criminal desde 2012 e está vivenciando a experiência da maternidade pela primeira vez. Em outubro de 2021, ela tornou-se mãe e, desde a gestação, teve a rotina mudada completamente.

“A rotina com um bebê não é fácil, mas poder me dedicar 100% ao meu filho valeu todo o cansaço. Nesses quase sete meses pude acompanhar de perto o crescimento dele, as descobertas, os aprendizados e ver a primeira gargalhada, a primeira vez que virou de bruços e o primeiro dentinho. Agora é preciso seguir, pois a licença maternidade acabou e as férias estão terminando. Vamos ter que nos acostumar a uma nova realidade e dá aquele frio na barriga. Mas tenho certeza de que vamos nos adaptar ao novo normal. Com o coração repleto de alegria, chegou a hora de dividir os cuidados do Davi e voltar a me dedicar à perícia criminal”, disse Camila Viana.

Já a auxiliar de perícia médico-legal Diésse do Nascimento Norete Reis está na 29ª semana de gestação, à espera do primeiro filho, o Estêvão. Ela precisou se adaptar para encarar a nova rotina de trabalho com a gestação e conta a importância de ter sido acolhida pela instituição.

READ  Polícia Civil prende dois homens durante diligências em São Domingos do Norte

“Diante da realidade da mulher trabalhadora brasileira, que muitas vezes precisa fazer uma escolha entre a carreira ou ser mãe, estar numa instituição policial que se preocupa com a adaptação laboral para a gestante e puérpera, até mesmo com o acompanhamento psicológico, é um alívio. Gerar uma vida envolve um grande privilégio e hoje carrego em meu ventre a resposta de Deus para a próxima geração. Ser mãe sempre foi um sonho”, disse Diésse Reis.

Outra policial que divide as tarefas diárias na função de assistente social é a Elissandra Caramuru Fritoli, mãe do Gael José, de 05 meses. Ela, que está na carreira desde 2014, viu a vida se transformar desde o nascimento do filho. “Meu filho é o maior presente que Deus me deu, a razão do meu viver. Maternar é uma construção diária. Construção baseada na paciência, compreensão, tolerância, fé e, principalmente, no amor. Esse amor que nos transborda, que nos move, que nos encoraja a adentramos em mares desconhecidos, só para o bem do filho, mesmo que nos cause dor”, comentou.

Para o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, esta é uma data muito especial e merece ser celebrada. “Ser policial e mãe é ser duplamente agraciada. Por um lado, o fato de proteger pessoas, que já engrandece em muito; por outro, a responsabilidade de criar um filho passando para ele informações importantes para A formação do caráter. Mãe é a base da vida e eu como delegado-geral da PCES parabenizo a todas as mães e, em especial, às policiais civis”, completou.

Texto: Adriana Nascimento Amaral, Policial Civil – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]
 

READ  DHPM mantém busca por acusado de feminicídio ocorrido em dezembro passado

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA