Paraíba

Segurança da Paraíba recebe peritos criminais da Senasp para tratar de identificação balística automatizada

Publicado

em

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) recebeu nessa quinta-feira, 28, dois peritos criminais representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para tratar da implementação de um equipamento de identificação balística automatizada. A ferramenta é uma das tecnologias do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) utilizadas na investigação criminal.

No encontro, os peritos da Senasp deram detalhes de como funciona o equipamento, que é destinado a realizar o confronto automatizado dos elementos de munição (projéteis e estojos) recolhidos em locais de crimes, de armas apreendidas e até mesmo dos corpos de vítimas de homicídio.

Com uso dessa ferramenta, que é bem sofisticada, será possível criar um banco nacional de perfis balísticos, permitindo análises periciais coletadas em todo o país. “Um compartilhamento e comparação de dados arquivados pelas perícias dos estados e da Polícia Federal”, explicou o perito criminal Ladislau Brito, da Senasp.

O secretário executivo da Sesds/PB, coronel Lamark Donato, disse que a Paraíba está sempre aberta às novas tendências e tecnologias que visem o aperfeiçoamento das técnicas de investigação. “Inclusive, o nosso IPC dispõe de uma Central de Custódia de Vestígios que é modelo para o país e já foi elogiada pela própria Senasp”, lembrou Lamark.

Também participaram da reunião a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte; o diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC/PB), Marcelo Burity; o perito criminal Marcos Contel (Senasp); e os peritos paraibanos Reinaldo Lucena e Gabriela Nóbrega.

Fonte: PC PB

Comentários do Facebook
READ  A PCDF inicia a semana com foco na promoção da segurança pública
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA