Espírito Santo

Delegacia Online realizou mais de 117 mil registros de Boletins de Ocorrência em 2020

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De janeiro a dezembro de 2020, a Delegacia Online realizou 117.362 registros de Boletim de Ocorrência (BO) remotamente. São boletins registrados por capixabas por meio da internet, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia Civil. O dado representa um aumento de 97,77% com relação a 2019, quando 59.342 boletins foram registrados por meio digital.

O ano de 2020 exigiu readaptação dos capixabas em diversos aspectos da vida, especialmente a partir de março, quando a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) modificou drasticamente a rotina do mundo inteiro. No Espírito Santo não foi diferente, e a Polícia Civil, mantendo seu compromisso com a sociedade, precisou criar recursos para manter o atendimento, ao mesmo tempo em que buscava a preservação das vidas dos policiais e dos cidadãos capixabas.

Uma das soluções encontradas foi possibilitar que o máximo de ocorrências fosse registrado sem o deslocamento até uma delegacia física. Foi assim que, 14 anos depois de sua criação, a Delegacia Online foi expandida e reestruturada. Atualmente, apenas homicídios, sequestros, estupros e furtos e roubos de veículos não são aceitos pela DeOn.

“O aumento expressivo na quantidade de registros on-line indica que o capixaba entendeu a eficácia da DeOn e a importância de ficar em casa durante a pandemia. O boletim registrado eletronicamente tem a mesma validade que o registro presencial, e é tratado com o mesmo comprometimento pelas nossas equipes. Esta foi uma solução desenvolvida na pandemia e que ficará como legado para os capixabas”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.  

A unidade recordista de registros foi o 12º Distrito Policial, que atende parte dos bairros da Serra. Em 2020, a unidade recebeu 13.357 Boletins registrados on-line, praticamente cinco vezes mais que no ano anterior, quando a Delegacia recebeu 2.673 Boletins pela plataforma digital. Em seguida, o 7º Distrito Policial, localizado em Santa Inês, Vila Velha, registrou 7.049 boletins on-line. O incremento foi de 38% com relação a 2019, quando a unidade recebeu 5.077 registros por meio digital.

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“Em todas as unidades, nossos policiais estão empenhados em analisar e validar essas ocorrências diariamente, dando o encaminhamento necessário a cada uma delas e orientando o cidadão, quando necessário. A ampliação da DeOn significa um grande avanço para a Polícia Civil e para os capixabas”, afirmou a superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegada Andreia Maria Pereira dos Santos.

Como registrar?

O cidadão que precisar registrar um Boletim de Ocorrência deve acessar  http://delegaciaonline.sesp.es.gov.br, clicar no botão vermelho à esquerda da tela, com a inscrição “Registre sua Ocorrência”, preencher os dados e seguir o passo a passo. Após o registro, o Boletim Eletrônico de Ocorrência será analisado e o cidadão recebe um número de protocolo por e-mail, com as orientações para validar o Boletim, junto à delegacia que ficará responsável pela investigação.

A partir do registro on-line, cada caso vai ser analisado pelo delegado responsável e o cidadão será orientado caso seja necessário comparecer a uma unidade policial, para anexar documentos ou provas à ocorrência. Ele também será informado se for uma situação em que não cabe investigação por parte da Polícia Civil.

Para utilizar o serviço, é necessário ser maior de 18 anos, ter um e-mail válido e acessar o site pelo computador, pois a plataforma não é compatível com smartphones. A Delegacia Online só aceita registros de fatos que aconteceram no Espírito Santo.

É importante lembrar que o computador usado para o registro do Boletim pode ser rastreado, e a comunicação falsa é crime, previsto no Artigo 340 do Código Penal Brasileiro. O valor do Boletim Eletrônico de Ocorrência é o mesmo do Boletim de Ocorrência registrado em uma delegacia física, pois se trata de um documento oficial.

Para quem não tem acesso a computador, a Polícia Civil destaca que nenhuma Delegacia suspendeu o atendimento presencial durante a pandemia e todas as unidades estão funcionando e atendendo à população. No entanto, a orientação é que as pessoas só se dirijam até uma unidade policial em casos de extrema necessidade e respeitando as regras de prevenção, como evitar contato físico e higienizar as mãos.

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Texto:  Camila Ferreira


 

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