Espírito Santo

Governo amplia agendamento on-line para Carteira de Identidade na Capital e na Serra

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O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), ampliou o agendamento on-line para solicitação da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade para a Capital Vitória e para o município da Serra. Antes, o agendamento era feito pelos sites das respectivas prefeituras. Agora, será realizado pelo site do Governo, por meio do link https://agendamento.es.gov.br/

No município da Serra, a inserção do agendamento on-line foi realizada nessa segunda-feira (14), sendo ofertadas 40 vagas para requisição de novo documento, urgência e casos prioritários. No município de Vitória, a inserção foi realizada nesta terça-feira (15), com a oferta de 60 vagas. Esse número de atendimentos diários e limitado tem o objetivo de evitar aglomerações de cidadãos e servidores nos Postos de Identificação.

O atendimento nos Postos de Identificação da Polícia Civil é feito de segunda a sexta-feira, em dias úteis. Nos Postos de Vitória e da Serra, o horário de atendimento é das 12h às 18h. No caso dos agendamentos eletrônicos, a tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo, terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após 15 dias.

Em caso de solicitações de Carteira de Identidade em regime de urgência, o cidadão deve se dirigir pessoalmente ao Posto de Identificação do seu município, com todos os documentos, inclusive que comprovem a urgência na emissão da Carteira de Identidade, para dar entrada na solicitação. Esses casos não são atendidos por agendamento, mas por ordem de chegada.

Como solicitar RG?

Cidadãos que precisam de uma identidade podem fazer a solicitação nos Postos de Identificação espalhados pelo Estado. Nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Guarapari, na Grande Vitória, e, em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, no interior do Estado, podem ser realizados pelo site do Governo do Estado, por meio do link https://agendamento.es.gov.br/

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A primeira via da Carteira de Identidade é emitida gratuitamente. A segunda via tem custo de R$ 61,98. Informações sobre documentos necessários podem ser verificadas no link https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg

Observações Importantes: 

Para alteração do nome em 2ª via de RG, em virtude de um contrato de união estável, será indispensável a apresentação da certidão de nascimento, com averbação do Cartório de Registro Civil na qual conste informação sobre a união estável, bem como sobre a alteração do nome.

No caso das Carteiras de Identidade emitidas em outro Estado não é fornecida a 2ª via. Nesse caso, o cidadão poderá requerer a 1ª via no Espírito Santo, que será gratuita e terá um novo número.

Não há idade mínima para tirar Carteira de Identidade. Por questões práticas e pela dificuldade na coleta das impressões digitais, recomenda-se que seja a partir dos 5 anos.

Serviço: 

Para mais informações sobre a emissão de carteiras de identidade ou agendamento on-line, a população pode entrar em contato por telefone ou por meio dos links:

Carteiras de identidade – (27) 3382-5024.

Site da PCES –   https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg 

Agendamento on-line –  https://agendamento.es.gov.br/ 

Postos de Identificação da Polícia Civilhttps://pc.es.gov.br/postos-de-identificacao-civil

Texto: Olga Samara

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

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 Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Matheus Zardini

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

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