Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Looping para desarticular grupo criminoso

Publicado

em


Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Corf (Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes), e as Polícias civis da Bahia e Goiás deflagraram a Operação Looping.

A ação teve o objetivo de desarticular grupo criminoso que, entre 2019 e 2021, tentou transferir uma área rural de mais de 148 hectares, localizada no Gama,  avaliada em R$9 milhões, por meio  da falsificação e uso de documentos falsos junto a cartórios no Distrito Federal.

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Gama, Águas Lindas/GO, Goiânia/GO (empresa e residências), Salvador/BA (empresa e em um iate) e Lauro de Freitas/BA (residência em condomínio de alto luxo).

O grupo é composto por cinco integrantes: empresários, um advogado – que já foi preso em flagrante por estelionato – e um antigo tabelião do Cartório de Notas e Registro Civil de Limeira/MG, que produziu uma procuração falsa.

De acordo com a coordenação, o tabelião, destituído do cargo em 2015 em razão das inúmeras procurações e escrituras falsas, continuou a produzir documentos ideologicamente falsificados. Os investigados invadiram a área, falsificaram um documento da Terracap, que informava que era terra é pública, e fizeram um contrato de mútuo de R$ 400 mil com uma financeira, dando como garantia parte do terreno.

Os envolvidos irão responder pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documentos, uso de documentos falsos, esbulho possessório, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As penas podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

Assessoria de Comunicação/DGPC

#PCDFemAção

Nossa missão é investigar

Comentários do Facebook
READ  OPERAÇÃO "ANIMUS NECANDI" DA POLÍCIA CIVIL PRENDE SETE PESSOAS POR ENVOLVIMENTO EM DIVERSOS CRIMES, INCLUSIVE HOMICÍDIOS
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

NORTE

NORDESTE

CENTRO-OESTE

SUDESTE

SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA